Sabincor Cardiologia

Notícias do Sabincor

Equipe de Hemodinâmica do Sabincor realiza fechamento de Comunicação Inter-atrial (CIA) por via percutânea

A comunicação interatrial (CIA) é uma das malformações mais frequentes,representando aproximadamente 5% a 10% de todos os defeitos cardíacos congênitos. Nas últimas décadas, com o aprimoramento das técnicas e dos dispositivos percutâneos, as possibilidades de tratamento dos defeitos congênitos por via percutânea têm crescido rapidamente.

Tradicionalmente a CIA é fechada por meio de cirurgia cardíaca com circulação extra-corpórea. O fechamento percutâneo com oclusores é realizado sob anestesia geral, em pacientes com tamanho considerado adequado com base no diâmetro medido, sob simultânea fluoroscopia e orientação por Ecotransesofágico. O dispositivo é liberado quando uma posição adequada e estável em todo o defeito é alcançada.

O paciente é heparinizado por 24 horas e habitualmente recebe alta no dia seguinte.

No Sabincor este procedimento já é realizado desde 2014, mas a grande novidade, de acordo com o Hemodinamicista Dr. Leônidas Alvarenga Henriques, é que “contamos com a técnica de Ecocardiografia 3D, ou seja, Ecocardiograma em 3 dimensões, o que facilita e proporciona mais segurança”, comenta. Ele ainda acrescenta que “neste período não houve nenhuma complicação, os pacientes estão evoluindo bem”.